Este projeto consta de duas casas de férias para duas gerações de uma mesma família. Localizado em Punta Pite (“lugar do vento” na língua indígena), a duas horas de carro do norte de Santiago e aos pés do Oceano Pacífico.
O terreno está num promontório de rochas expostas aos ventos do sudoeste, visível a partir da praia para o oeste, e das casas que seguem para o leste. É acessado por uma rua localizada no lado sul, deixando aberta a vista frontal para o norte, onde as ondas quebram sobre as rochas, de frente para o horizonte.
As duas casas estão localizadas nos interstícios entre as rochas e a vegetação, a dos pais no extremo oeste do terreno, a dos filhos no leste. Seus interiores e exteriores são entrelaçados por um sistema de corredores que atravessam os ambientes.
Os recintos se transcorrem em suas aberturas e exposição ao exterior, abrindo-se gradualmente à vista norte e fechando-se para os vizinhos e o vento. Foi utilizada a pedra local talhada para a construção de paredes, pisos e tetos, e concreto armado para lajes, vigas e pilares. Como uma pedra artificial, o projeto busca mediar a relação entre a paisagem natural e o lugar construído.
- Área construída: Casa 1: 430.45 m² / Casa 2: 396.13 m²